domingo, 4 de janeiro de 2009

A Pirâmide Vermelha.
O Mistério reitera-se...












Hoje foi um dia de grandes emoções e debates. O clima continua perfeito, cerca de 20 graus, e a luz maravilhosa. Só realmente é pena o contraste abismal entre o antigo e a actual Egipto. O Cairo demonstra grandes melhoras com o aeroporto novo, um periférico que melhorou bastante o trânsito, mas quando saímos das zonas mais nobres é o caos... entristece e recorda a profecia de Thot.

Debatemos a questão interessantíssima da mudança teológica entre a terceira e a quarta dinastia, entre o porquê da pirâmide escalonada de Djoser (Sakarah, III dinastia) e as pirâmides da IV dinastia iniciadas por Snefru. É como a mudança do românico para o gótico que não foi uma evolução arquitectónica mas sim correspondem a duas filosofias simbólico-teológicas diferentes.

Também evocámos as figuras de dois grandes sábios do III milénio a. C.: Imotep e Ptahotep. Aconselho vivamente a leitura das máximas de Ptahotep, mestre, escriba e visir que viveu 100 anos!

Mas quero deixar-vos o testemunho do que considero mais um Mistério do Antigo Egipto. Trata-se da Pirâmide Vermelha localizada em Dahshur e atribuída ao faraó Snefru. Pode-se visitar o seu interior depois de percorrer uma escada estreita de 65 metros em direcção ao seu «útero» de três enigmáticas salas. É uma experiência que vale a pena, fortíssima. E quando chegamos a essas três salas verificamos que a abóbada dos tectos segue o mesmo modelo que as abóbadas escalonadas dos Mayas (a última imagem que inseri é de uma abóbada Maya da zona de Tikal, Guatemala). O que é que isto significa? E como foi possível tanta perfeição no corte dos monólitos sem sequer utilizar o ferro?

Em cima, deixo-vos oito fotografias desta mágica pirâmide.

Continuarei pelas Terras de Khem.

Fayoum, 4 de Janeiro de 2008
.

2 comentários:

  1. É impressionante!
    Obrigada pela partilha.

    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Uma análise comparativa de todos os tipos de pirâmides erigidas em diferentes zonas do globo e em diferentes épocas será muito interessante. As pirâmides de Saqqara sempre me fizeram pensar nas pirâmides da América Central. Um tema muito interessante que gostaria de aprofundar.
    M. A. Neves

    ResponderEliminar